Notícias

Arquiteto propõe conjuntos habitacionais com cômodo para `puxadinho`

21/01/2013 - Minha Casa, Minha Vida

noticias

Um modelo de conjuntos habitacionais em estudo no Ministério das Cidades propõe que prédios erguidos pelo governo tenham vielas e puxadinhos, habituais nas favelas. A proposta pode nortear mudanças nos imóveis construídos com verbas do Minha Casa Minha Vida.

O projeto, do arquiteto Luiz Carlos Toledo e financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), prevê ainda a mudança na forma de construção das habitações de interesse social.

A principal mudança é a existência de diferentes tipos de apartamentos num mesmo edifício. Um mesmo prédio seria composto de unidades de um a quatro quartos --a regra atual aceita só apartamentos de até dois quartos.

Projeto de Conjuntos Habitacionais

A maior novidade, porém, refere-se à transferência dos puxadinhos e vielas --criados de irregularmente nas favelas-- para habitações de interesse social.

Cada imóvel teria uma área livre na qual o morador pode expandir seu imóvel. Ali pode instalar um comércio ou novo cômodo para parentes ou para aluguel.

"Reproduzi o que vi nos becos das favelas. Há sempre uso misto da habitação. Se o projeto original resistir muito ao 'puxadinho', ele será feito da pior maneira, normalmente invadindo o espaço público", diz Toledo. Hoje, é proibido desenvolver comércio nesses conjuntos.

Para o arquiteto, a atividade comercial faz parte da "estratégia de sobrevivência dos mais pobres". "Quando uma favela é urbanizada e a pessoa recebe título de propriedade, passa a arcar com custos que não tinha. É uma tentativa de fazer com que o morador consiga pagar essas novas despesas."

O modelo prevê ainda que as escadas sejam abertas aos moradores da favela para criar novos espaços públicos, atrair pessoas para o comércio do conjunto e melhorar a mobilidade na região.

Toledo coordenou o Plano Diretor da Rocinha, elaborado em 2006, e que serve de inspiração para essa proposta. O modelo prevê 11 tipos de conjuntos habitacionais.

O estudo prevê ainda mudança na forma de construir os prédios. Em vez da instalação de canteiros de obras, as peças seriam pré-moldadas e instaladas no local de construção. A intenção é que o projeto que seja usado em todo o país.

Para o Ministério das Cidades, a proposta contribui "para o debate e a proposição de novos parâmetros de sustentabilidade dos empreendimentos apoiados pelos programas federais na área da habitação social e de infraestrutura urbana".




Fonte: Folha.com

Outras Notícias

Saque do FGTS para gerar energia em casa está na pauta da Comissão de Infraestrutura

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) pode votar na quarta-feira (17) projeto que permite o uso do FGTS para a aquisiç&at...

Saldões sacodem o mercado imobiliário

para as empresas, a saída são os famosos saldões. é melhor vender mais barato do que arcar com despesas básicas, al...

Preços de aluguéis de imóveis caem em 2015

São Paulo - O preço do aluguel novo recuou 0,78% em setembro na comparação com agosto, apontou o Índice FipeZap de ...

Como facilitar o financiamento do seu imóvel

Beatriz Cavalcante Para quem quer colocar seu imóvel à venda e contar com a possibilidade de o comprador financiá-lo deve estar ...

FGTS poderá financiar casa própria de até R$ 300 mil

O governo estuda permitir que recursos do FGTS (fundo de garantia) sejam usados para conceder crédito na compra de imóveis de ate R$ 300...

Financiamento para sua casa

A expectativa é de que esteja disponível ainda neste primeiro semestre a nova modalidade de títulos privados para fornecer recurs...

Governo estuda financiamento imobiliário para pessoa jurídica

Em uma tentativa de debelar a desaceleração do setor imobiliário, aquecer a economia e incentivar investimentos por parte dos peq...

Medida Provisória que unifica informações do imóvel facilitará o financiamento imobiliário

A Medida Provisória 656, que entrou em vigor em novembro, determina que conste na matrícula todas as informações relativas...

Crédito imobiliário cresceu 12% em setembro, diz Abecip

O volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis cresceu 12% em setembro em comparaç&at...

Empréstimo da casa própria poderá cobrir gastos com reforma

artha Beck, Danilo Farielo Num esforço para reanimar a economia, que entrou em recessão técnica no primeiro semestre de 2014, o...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Quem Somos

  • PORTAL IMÓVEIS ALAGOANOS        
    "Até aqui nos ajudou o SENHOR”
                                     1 Samuel 7:12

Contato

  •   Edifício Breda, Rua Doutor Luís Pontes de Miranda, 42, Sala 502, Centro, Maceió-AL

  •   (82) 98898-0266 / 99809-5014 - Whatsapp

  •   Segunda a Sexta das 8 às 18hs

  •   Fale Conosco

www.imoveisalagoanos.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias