Notícias

Investimento em imóveis pode garantir sua aposentadoria

18/03/2013 - Investimento

 

O investidor brasileiro é conservador. Inflação alta durante décadas, planos econômicos mal sucedidos, alteração das regras do jogo e perda do poder de compra são alguns dos fatores que justificam a preferência pelo investimento em imóveis. O sentimento de posse, a concretude do bem, a percepção de que não há plano econômico que possa tirar esse patrimônio, explicam a escolha.

COMO INVESTIR

A maneira mais tradicional de investir é comprar imóveis residenciais, comerciais, terrenos, galpões, e alugá-los assegurando uma renda mensal. Como isso exige muito capital para a aquisição e manutenção desses imóveis, impede que pequenos e médios investidores participem desse mercado.

A escolha requer envolvimento direto e intenso do investidor na gestão da carteira de imóveis, mesmo que haja uma empresa contratada para fazer a administração dos contratos de aluguel.



O investidor dispõe de outra forma de acessar esse mercado com menos dinheiro e trabalho: comprando cotas de fundos imobiliários. Diversos tipos de fundos permitem ao investidor montar uma carteira diversificada e reduzir os riscos, já que existe uma gestão profissional que seleciona os imóveis e contratos de locação para compor o patrimônio do fundo.

O fundo imobiliário mais adequado para investidores que desejam um fluxo estável de rendimentos são os com perfil de renda. Os fundos que investem em shopping center, por exemplo, compram imóveis, alugam para lojistas e distribuem a renda líquida dos aluguéis aos cotistas.

Existem fundos que exploram o segmento de lajes e galpões: compram lajes corporativas com escritórios de alto padrão e galpões industriais, alugam para empresas de grande porte e distribuem a renda para os cotistas. Eles tendem a apresentar os melhores índices de liquidez.

RISCOS

Investimentos em imóveis não são livres de risco, independentemente da forma de investir. Você estará exposto ao risco de inadimplência ou vacância, quando o imóvel perde o inquilino e não consegue substituí-lo imediatamente ou em condições favoráveis. O empreendimento, ainda em construção, pode não ser bem-sucedido como se esperava. A diminuição da taxa de ocupação imobiliária e a queda do preço dos imóveis também são eventos desfavoráveis.

A baixa liquidez, típica no investimento em imóveis, é outro risco que deve ser considerado. Não é simples vender um imóvel, não pelo preço justo de mercado, com boas condições de pagamento. O mercado de fundos imobiliários não é diferente.

Alguns fundos apresentam baixo volume de negociações, dificultando a venda e impedindo a formação do valor das cotas de forma transparente e justa. O trabalho competente da gestão profissional dos fundos imobiliários pode reduzir, mas não afasta os riscos citados.

RENTABILIDADE

Investimento em imóveis deve ser considerado como sendo de renda variável. Não tão volátil quanto o mercado de ações, mas não tão previsível quanto o de renda fixa.

São duas as fontes de ganho do investidor: os rendimentos, provenientes da renda de aluguéis durante o período da posse do imóvel; e o ganho de capital, obtido na venda do imóvel ou das cotas do fundo imobiliário.

Para conhecer melhor os principais impostos e outros custos sobre os investimentos em imóveis, analise o quadro ao lado.

 

 

 




Fonte: Folha de São Paulo

Outras Notícias

Saque do FGTS para gerar energia em casa está na pauta da Comissão de Infraestrutura

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) pode votar na quarta-feira (17) projeto que permite o uso do FGTS para a aquisiç&at...

Saldões sacodem o mercado imobiliário

para as empresas, a saída são os famosos saldões. é melhor vender mais barato do que arcar com despesas básicas, al...

Preços de aluguéis de imóveis caem em 2015

São Paulo - O preço do aluguel novo recuou 0,78% em setembro na comparação com agosto, apontou o Índice FipeZap de ...

Como facilitar o financiamento do seu imóvel

Beatriz Cavalcante Para quem quer colocar seu imóvel à venda e contar com a possibilidade de o comprador financiá-lo deve estar ...

FGTS poderá financiar casa própria de até R$ 300 mil

O governo estuda permitir que recursos do FGTS (fundo de garantia) sejam usados para conceder crédito na compra de imóveis de ate R$ 300...

Financiamento para sua casa

A expectativa é de que esteja disponível ainda neste primeiro semestre a nova modalidade de títulos privados para fornecer recurs...

Governo estuda financiamento imobiliário para pessoa jurídica

Em uma tentativa de debelar a desaceleração do setor imobiliário, aquecer a economia e incentivar investimentos por parte dos peq...

Medida Provisória que unifica informações do imóvel facilitará o financiamento imobiliário

A Medida Provisória 656, que entrou em vigor em novembro, determina que conste na matrícula todas as informações relativas...

Crédito imobiliário cresceu 12% em setembro, diz Abecip

O volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis cresceu 12% em setembro em comparaç&at...

Empréstimo da casa própria poderá cobrir gastos com reforma

artha Beck, Danilo Farielo Num esforço para reanimar a economia, que entrou em recessão técnica no primeiro semestre de 2014, o...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Quem Somos

  • PORTAL IMÓVEIS ALAGOANOS        
    "Até aqui nos ajudou o SENHOR”
                                     1 Samuel 7:12

Contato

  •   Edifício Breda, Rua Doutor Luís Pontes de Miranda, 42, Sala 502, Centro, Maceió-AL

  •   (82) 98898-0266 / 99809-5014 - Whatsapp

  •   Segunda a Sexta das 8 às 18hs

  •   Fale Conosco

www.imoveisalagoanos.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias